Alan
M. César
Professor,
Escritor e Doutor em Linguística.
youtube.com/@drdalingua
Desta vez, vamos falar sobre a origem da palavra MOEDA. Consequentemente, esse assunto nos revela como surgiu o dinheiro. Ficou curioso?
MOEDA é uma peça de metal,
redonda, fabricada pelo governo para ser usada como meio de pagamento ou para
fazer transações monetárias. Aqui no BRASIL, uma das MOEDAS mais comum em
circulação é a de um real. Não dá para comprar muita coisa, um ovo talvez!?
Também podemos utilizá-la com sentido figurado, a exemplo de valor comportamental, como em “A decência é moeda de pouco valor para alguns”. (Houaiss, 2009)
Na língua portuguesa, o termo moeda data desde o século XIII. A origem do nome MOEDA surgiu ainda antes de Cristo. Este termo está relacionado ao local onde o dinheiro era produzido em Roma, tratava-se de uma casa que ficava situada ao lado do templo da Deusa romana Juno.
Ela ganhou o epíteto de Juno Moneta por ser a protetora dos recursos financeiros. Mas, por que Moneta (que derivou moeda)? Tudo começou porque o escritor Lívio Andrônico, considerado o fundador da poesia épica romana, atribuiu o nome Moneta à Deusa Juno, devido a este episódio: certa vez, os gansos, que ficavam próximo ao templo da deusa, alertaram os romanos sobre a aproximação dos gauleses (povo celta que habitava a Gália, antigo país no território da França atual. Por extensão de sentido, indivíduo nascido na França).
Já que o verbo AVISAR, em Latim, é Monere (de onde vem também monitoramento) e pelos gansos terem avisado, supostamente, a Deusa Juno, ela ganhou esta adição ao seu nome: Moneta. Assim, temos “Moneta” que derivou o nome moeda. Ou seja, MOEDA vem de MONERE (avisar).
É daí que também se explica a origem do nome dinheiro, pois o referido templo ficava próximo ao local onde eram derretidos os denários (moedas romanas da Antiguidade que correspondiam ao valor de dez asses). O asse ou ás (as, em latim, cujo plural é asses) era uma moeda romana de bronze, que depois passou a ser de cobre, em circulação há época do império romano.
Portanto, dinheiro vem de Denário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário